Caminhos do sul

Ao receber o convite da @wrart_galeria para participar da exposição Sul em Sintonia: Conexões Sem Fronteiras senti um misto de sensações incríveis.

O tema e proposta de explorar as conexões culturais, interesses e enfatizar a nossa diversidade, foram a partida para criar o tema da minha obra.

Falar do Sul, representá-lo é sintonizar lembranças com uma certa nostalgia; agita diretamente o emocional. Pelo menos pra mim criada aqui no Sul.
Busquei meu repertório colecionável de imagens de viagens para o campo onde tenho as recordações de piá na casa do Nonno, no interior do RS. Correndo entre as plantações, subindo os morros, brincando com a terra. Juntei elas a outra extraordinária paisagem que visitei: os Cânions em Cambará do Sul.

Minha paixão pelo verde, mato, as vegetações é grande. Estes locais repletos de mata nativa, verde por todos os lados e lembranças afetivas foram o combustível para o projeto.

Na serra, pampas, caniôns, não importa para onde tu olhas, as riquezas dos Caminhos do Sul enchem os olhos e as experiências ficam guardadas na memória.

Meu método de criar se embasa no design emocional e positivo: Em criar pensando na felicidade e bem estar das pessoas e em buscar despertar emoções através da aparência.

Minha técnica, o papercut extremamente meditativa, traz repetição nos recortes. Me faz estar presente e ter atenção a cada milímetro cortado. Vejo um lado poético onde me expresso no vazio e crio por camadas e estes vazios irão se unir para formar o todo.

Autora: Alana Susana
Obra: Caminhos do Sul
Ano 2024
Formato: 75x75cm
Técnica: Papercut
Exposição: Sul em Sintonia: Conexões sem fronteira
Realização: @wrsaopaulo @wrart_galeria
Apoio: @wandermazzotti @rita_mazzotti
Curador: @paulorsmattos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *