Prioridades não existem

A palavra prioridade vem do latim “prioritas”, que significa “vir primeiro”. Não tem plural em “primeiro”. Logo, só pode haver uma prioridade.

A sobrecarga é um sintoma.
Ter muitas prioridades costuma ser a causa.

Tentar transitar em várias prioridades pode ser um malabarismo tão caótico (mesmo com boas intenções e planejamento) onde tudo é urgente, e nada está sob controle. Sinto te dizer que: quando você tem múltiplas prioridades, você não tem nenhuma.

Sem prioridade, não há direção, clareza e nem tempo. É um misto de sentimentos de perda, sobrecarga, estresse e improdutividade. Quando tu reconhece que apenas uma coisa pode realmente vir em primeiro lugar significa que você enxerga com mais clareza o que é mais importante em cada momento.

Ter uma prioridade não diminui o valor das outras ações. É aí que entra a priorização (UAU 🤩). Priorização é quando você define a ordem de importância. A coisa mais importante é a prioridade. Depois vem o que é o próximo mais importante e assim por diante. É por isso que estou aprendendo a classificar minhas ações todos os dias.

Começo cada dia com uma lista das 3 ações mais importantes para levar adiante o que importa.

  • Depois eu comparo elas entre si.
  • Das três, qual é a mais importante  hoje?
    Ela recebe o “1”, a prioridade do dia.
  • Das duas restantes, qual é a mais importante?
    Ela recebe o “2”, e assim por diante.

    Isso me ajuda a priorizar minhas ações  e  a planejar meu dia. Os números definem não apenas a importância, mas também a ordem em que tomarei as ações.

Uma prioridade é mais do que um conceito; é uma ferramenta de filtragem. Ela fornece a direção clara que permite clareza e propósito. Isso reduz o estresse e aumenta a produtividade. O melhor de tudo é que existe uma maneira muito simples de implementar essa ferramenta a qualquer momento: pergunte a ti mesmo.

Sempre que não tiver certeza do que fazer ou se sentir sobrecarregado, pergunte-se: qual é a minha prioridade agora? Convido você a dar uma olhada na sua lista e tentar fazer isso agora mesmo.

Pense no tempo, no esforço e no impacto dos itens da sua lista. No início, isso pode ser difícil. Reserve um momento para refletir e, com frequência, tudo ficará mais claro. Como acontece com qualquer ferramenta, sua utilidade aumenta com a habilidade de quem a utiliza. Você cultiva essa habilidade perguntando, fazendo e, por fim, refletindo.

Você pode aplicar essa pergunta simples ao seu dia, semana, mês ou capítulo da sua vida. Ela pode reorientar seu foco, simplificando a maneira como você lida com as complexidades da vida, garantindo que você não esteja apenas ocupado, mas efetivamente caminhando em direção ao que importa.

Continue criativa 🤩

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *