Pra onde vai o teu foco?

Planejar não significa fazer exatamente o que tu planejou, mas sim traçar um caminho que na maioria das vezes vai precisar de ajustes. Inclusive pode ser que no meio desse caminho tu perceba que nem quer mais aquilo que queria antes.
A gente aprende a mudar de ideia e isso é saudável.

Então como faz pra ter foco?

Algumas ideias:
Desligue as notificações.
Eu reviso toda semana minhas anotações pra confiar que, no dia a dia, eu posso olhar apenas a minha agenda e a minha lista de afazeres para saber o que preciso fazer.

Planeje a semana.
Eu tenho aqui na agenda meus projetos em andamento, que olho uma vez na semana pra ver a que pé anda. Se precisar ajustar, realocar os prazos…

Os objetivos maiores eu reviso, a longo prazo.
É só um modo de me lembrar deles a cada três meses, mais ou menos. Toda vez que reviso algum objetivo me pergunto se tenho projetos relacionados, assim posso reorganizar.

Delegue para priorizar.
Todos os dias penso em tarefas que eu possa delegar (como se tivesse equipe para isso hahaha) mas fazendo isso eu tenho certeza sobre as atividades que apenas eu posso fazer e, neste caso, são prioritárias.

Eu também gosto de pensar que foco não é algo que acontece, mas uma escolha.
Instante a instante, eu escolho no que vou focar.

Agora eu escolhi focar em escrever este texto, mesmo comoutras coisas para fazer. E o que me permite sentar e escrever com calma e tranquilidade é saber que todo o resto tá sob controle, só esperando eu terminar aqui para reavaliar e ver qual a próxima coisa importante a fazer.

Então após ler esse texto, pra onde irá o teu foco?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *